O curso se propõe esboçar determinados aspectos de uma nova conceptualização da imaginação presente nos escritos do historiador do mundo greco-romano Paul Veyne, para quem “a imaginação está no poder desde sempre”. Nesse sentido trata-se também de acompanhar a referida concepção como um “desvio proposital” da posição de Michel Foucault que, a partir dos escritos sobre literatura e ficção, toma distância da imaginação e das imagens que refazem constantemente “a velha teia da interioridade”. Como uma materialização artística da problemática em estudo trabalharemos com o cineasta e teórico do cinema Raul Ruiz, que procura cruzar, desmontar e explodir imagens tradicionais trabalhando a cultura de resistência em sua capacidade de subversão.

Público

O curso não exige nenhuma formação específica prévia, sendo aberto a qualquer interessada(o).

Bibliografia

Textos e filmografia serão indicados ao início do curso.

tres_tristes_tigres-512085472-large

Yolanda Gamboa Muñoz é professora do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma instituição. Pesquisadora Colaboradora no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, com pós-doutoramento sobre Cenários Filosóficos (2011-13) e Isócrates-Nietzsche (2013-15) já concluídos. Trabalha temáticas relacionais na esteira de Nietzsche, coordena o Grupo “Nietzsche e o pensamento atual” e participa dos Grupos: “Ética e Filosofia Política”, “Grupo de Pesquisa Michel Foucault” e “Filosofia Francesa Contemporânea”. Possui diversas publicações sobre Michel Foucault, Paul Veyne e F. Nietzsche. Atualmente pesquisa Relações entre filósofos: o caso Isócrates e Nietzsche (pós-doutorado Unicamp) e participa do projeto Pictotules Nômades e Cenários Filosóficos(Fr).

ENCONTROS

Serão três encontros, às segundas-feiras, das 19 às 21h.: 10/07/17; 17/07/17 e 24/07/17.

INSCRIÇÕES

Até o dia anterior ao início do curso, a taxa de inscrição é de R$ 40,00
As atividades da Associação Carcará são autogestionadas. O valor das inscrições remunera os profissionais envolvidos e subsidia a manutenção das atividades gratuitas oferecidas pela entidade.

15 VAGAS

Garanta sua inscrição preenchendo o formulário abaixo (inscrição por depósito bancário). Serão emitidos certificados de participação.

LOCAL

LopLop livros & edições

Av. Prof. Alfonso Bovero, n. 1119, sobreloja, Sumaré. São Paulo – SP

(Veja no Mapa)

LopLop (2)
LopLop é uma livraria e espaço cultural no bairro da Vila Pompeia. Possui um catálogo especial voltado para as artes, filosofia, política e edições latino-americanas, além de ser um laboratório de experimentações nas áreas da edição e do design. Talvez o único local do país com acervo detalhado sobre o movimento surrealista brasileiro. Loplop é personagem criado por Max Ernst para uma série de collages. Corpo humano, cabeça de pássaro. Essa é a maneira Loplop de ver o mundo

Inscritos têm 10% de desconto em todo o catálogo durante o curso.

INSCREVA-SE

Informar no tópico “mensagem” o curso de seu interesse.