O curso estabelecerá um itinerário crítico e introdutório aos principais conceitos que estruturam a problematização em torno da arte e da experiência sensível no pensamento filosófico contemporâneo, objetivando viabilizar aos participantes uma contextualização histórica e pressupostos para pensar a arte – e suas relações (políticas, técnicas, ontológicas) – no presente

Público

Pesquisadores e profissionais da crítica de arte, estudantes de artes, comunicação e ciências humanas, público em geral.

Programação

Pressupostos abissais da Estética moderna: a crítica do juízo de Kant lida por Hegel. Heidegger, a origem da obra de arte. Marxismo e estética (Lukács, Benjamin). Leitores de Hegel no séc. XX: Blanchot, Danto. Arte e política na filosofia do séc. XXI: Agamben, Rancière.

Bibliografia básica

AGAMBEN, G. O uso dos corpos. (Trad. Selvino Assman). São Paulo: Boitempo, 2017.

BENJAMIN, W. Magia, técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Trad. Sérgio P. Rouanet). 7.ed. São Paulo : Brasiliense, 1994.

BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. (Trad. Ana Maria Scherer). Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. Trad. Matheus Corrêa. São Paulo, ed. UNESP, 2011.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte. (Trad. Saulo Krieger). São Paulo: Odysseus Ed., 2006.

DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de Estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

JIMENEZ, Marc. O que é estética? (Trad. Fulvia M. L. Moretto). São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

RANCIÈRE, Jacques. Malaise dans l’esthétique. Paris: Galilée, 2004

(Serão indicadas obras complementares durante o curso)

cult_banksy2

Jonnefer Barbosa é Professor do Departamento de Filosofia da PUC-SP, com atuação na graduação e nos programas de pós-graduação em Filosofia e em Literatura/Crítica Literária desta universidade. Autor de “Política e tempo em Giorgio Agamben” (2014) e “Marginário” (2015).

ENCONTROS

Segundas-feiras, das 19 às 21h

22/05/17 – Hegel contra Kant. Conceitos para pensar o cenário da estética contemporânea.

05/06/17 –  O diagnóstico hegeliano e a tradição marxista

12/06/17 – Três singulares leituras de Hegel: Heidegger, Blanchot, Danto

26/06/17 – Arte e política, regimes e máquinas estéticas: impasses entre Agamben e Rancière.

INSCRIÇÕES

R$ 200,00
As atividades da Associação Carcará são autogestionadas. O valor das inscrições remunera os profissionais envolvidos e subsidia a manutenção das atividades gratuitas oferecidas pela entidade.

15 VAGAS

Garanta sua inscrição preenchendo o formulário abaixo (inscrição por depósito bancário). Serão emitidos certificados de participação.

LOCAL

LopLop livros & edições

Av. Prof. Alfonso Bovero, n. 1119, sobreloja, Sumaré. São Paulo – SP

(Veja no Mapa)

LopLop (2)
LopLop é uma livraria e espaço cultural no bairro da Vila Pompeia. Possui um catálogo especial voltado para as artes, filosofia, política e edições latino-americanas, além de ser um laboratório de experimentações nas áreas da edição e do design. Talvez o único local do país com acervo detalhado sobre o movimento surrealista brasileiro.

Inscritos têm 10% de desconto em todo o catálogo durante o curso.

INSCREVA-SE

Informar no tópico “mensagem” o curso de seu interesse.